O Projeto CAJU surgiu a partir de um coração que não desprezou as demandas sociais ao seu redor.
Em 2017, a idealizadora e diretora do Instituto Presbiteriano de Ensino (IPE), Michelly Nunes, deu início a concretização de seu desejo de desenvolver escolas de impacto social em locais carentes. Seu propósito maior, é alcançar a transformação da dura realidade de crianças, adolescentes e suas famílias, no Brasil e em outros lugares do mundo, por intermédio da educação.
Seguindo a identidade social do Instituto Presbiteriano de Ensino, nasceu o Projeto CAJU.
As atividades do projeto tomaram forma, enfim, em setembro de 2020. O local escolhido: a Comunidade Santa Rita, no município de Osasco.
Compadecida da situação das crianças da comunidade no contexto da pandemia da COVID-19, a idealizadora Michelly entendeu que aquele seria o momento ideal para despertar e executar o projeto que já queimava em seu coração há anos.
Sustentado por um indispensável corpo de voluntários, o CAJU conta com profissionais do ensino que ministram aulas de alfabetização e reforço escolar, em complemento às atividades escolares ordinárias das crianças e adolescentes.
Em cumprimento ao propósito de suprir as carências básicas de crianças e jovens da comunidade, o projeto, ainda, fornece refeições nos dias de atividade.
O NOME
O nome do Projeto CAJU adveio de uma experiência que Michelly teve com Deus.
Com seu coração inquieto e comovido pelas necessidades sociais em seu entorno, em particular, a respeito de crianças ao redor do mundo, uma Palavra saltou em seu espírito: Isaías 61: 1-3.
Então, ao estudar o texto bíblico, Michelly entendeu o direcionamento divino e, assim, batizou o sonho que já existia em seu coração de “caju”, um acrônimo para “Carvalhos de Justiça”.
“O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.”
Isaías 61: 1-3